E agora, com vocês, a UVA!!!

A gente fala de vinho. A gente fala de terroir. A gente fala de variedades. A gente fala de taças. Agora a gente vai falar da uva, propriamente dita!

O que chamamos de uva é o bago da fruta, ou seja, cada um dos frutos que compõe o cacho. Vamos olhar bem para ela.

Para formar um cacho, cada uva fica presa ao engaço, ou talo, pelo pincel. Pincel é aquela parte bem pequena do bago, que fica no talo, quando a uva é retirada do cacho.

 E a uva, em si, é composta por 3 partes:

 Pele

 Polpa

 Sementes 

Na polpa estão os principais componentes do mosto: água e açúcar. A polpa é responsável, também, pelo aporte de ácidos orgânicos, sais minerais, pectinas, vitaminas, substâncias nitrogenadas e enzimas.

Como a polpa da maioria das uvas é incolor, ou acinzentada, é possível produzir vinhos brancos a partir de uvas tintas, desde que não haja contato excessivo com as cascas da uva, durante o processo de vinificação. A exceção são as uvas tintureiras. Para ler sobre elas, clique aqui.

A pele, ou casca da uva, é a proteção da fruta. Contém celulose, pectinas, proteínas, taninos, substâncias aromáticas e compostos corantes. Enquanto as cascas de uvas brancas são ricas em flavonas, as cascas tintas são ricas em antocianina.

No centro da polpa encontram-se pequenas sementes duras, que são ricas em taninos, e também em substâncias oleosas. A quantidade de sementes por uva é varia conforme a variedade da uva. 

Cerca de 80% de uma uva corresponde à água.

O formato do bago, ou da uva, vai variar conforme a cepa. As uvas podem ser achatadas, esféricas, em forma de elipse, ovais, obovaladas, cilíndricas, alongadas, e até mesmo arqueadas. A natureza é realmente bastante surpreendente, nesse sentido!

Mas a análise da uva não é a maneira tradicional de se diferenciar uma cepa da outra. A identificação e classificação das videiras é feita ou pela ampelografia, ou é claro, pela análise do DNA. Se quiser ler sobre ampelografia, que baseia-se principalmente na análise das folhas da vinha, clique aqui.

E, para encerrar, um viva para a uva! VIVA!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em