Vin de Pays

A pronúncia, estranha para o português, é “vãn de peií”. Mas o que significa essa expressão?

Na França, existem basicamente dois sistemas de denominação de origem, que controlam a produção dos vinhos, e os classificam.

O sistema AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) é, tradicionalmente, tido como próprio para os melhores vinhos de determinadas regiões, que só podem ser assim rotulados se seguirem as rígidas normas impostas pelas autoridades locais.

Mas essa rigidez toda, por vezes, pode não ser a ideal para o enólogo. Muitos produtores querem experimentar, cultivando diferentes cepas, colhendo em vinhas novas, ou usando diferentes métodos de vinificação, que não se enquadram nas leis do sistema AOC.

Aí surge o Vin de Pays, expressão francesa, que significa “vinho regional”, e que é aplicada a vinhos que não foram produzidos conforme as regulamentações de apelação de origem, mas que continuam a apresentar um forte caráter regional, típico de determinado terroir.

Outro motivo para que um vinho seja rotulado como Vin de Pays é o interesse do produtor em oferecer e rotular um vinho como varietal, da maneira como é feito nos países do Novo Mundo(e excepcionalmente na Alsácia, dentro na França).

A classificação Vin de Pays, ou VdP, surgiu na década de 1970, e também impõe determinadas regras, mas estas são bem mais flexíveis.

Mas engana-se quem pensa que esses são vinhos inferiores; um Vin de Pays pode ser de altíssima qualidade, e, inclusive, muito caro. Mesmo que, oficialmente, um Vin de Pays esteja abaixo do AOC.

Ainda muito presente em rótulos, o termo Vin de Pays, com o tempo, vem sendo substituído por Indicaction Géographique Protegée (IGP), que é a interpretação francesa das novas leis de rotulação da União Europeia.

Mas, enquanto isso não acontece, lembre-se de não olhar torto para um Vin de Pays.

E, se quiser entender mais sobre denominações de origem, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em