As uvas de Bordeaux

Afinal, que uvas são essas, e o que quer dizer a expressão “corte bordalês”?

Uma das coisas que fazem os vinhos de Bordeaux serem tão ímpares é o fato de serem criados a partir de uma mistura de uvas. E o domínio das condições de cultivo e de vinificação de cada cepa, bem como a proporção de cada uva na mistura, são alguns dos segredos de um bom vinho de corte.

Os vinhos de Bordeaux são majoritariamente tintos. Os brancos, apesar de muito famosos, representam menos de 10% do total.

E quais são as tais cepas cultivadas em Bordeaux, e o quanto cada uma representa, nos vinhedos da região? Primeiro, vamos às tintas:

 65% das cepas tintas são da uva Merlot

 23% são da variedade Cabernet Sauvignon

 10% das videiras tintas são de Cabernet Franc

 2% do total de videiras tintas são de 3 uvas consideradas auxiliares nessa região: Carmenère, Malbec e Petit Verdot

Agora, as brancas:

 49% dessas videiras são da variedade Sémillon

 43% são da uva Sauvignon Blanc

 6% são plantações de Muscadelle

 2% são outras uvas, como Colombard, Merlot Blanc, Sauvignon Gris e Ugni Blanc

Mas então, quando um produtor que não é da região de Bordeaux faz questão de divulgar que seu vinho é elaborado a partir de uvas de Bordeaux, ou então que se trata de um corte bordalês, o que ele quer com isso?

Ele está sugerindo que o estilo de seu vinho assemelha-se ao estilo dos vinhos de Bordeaux. Ele está sugerindo que, quem gosta dos vinhos de Bordeaux, provavelmente também vai gostar do seu vinho. Ou, ainda, que quem não está disposto a pagar o preço de um Bordeaux, pode ter uma experiência próxima, degustando um vinho que talvez seja mais acessível.

Claro que, nesses casos, a questão do terroir faz toda a diferença. Por exemplo: uma Cabernet Sauvignon cultivada em Bordeaux é diferente da cultivada no Chile, que é diferente da cultivada na Califórnia, embora todas elas possam ser de excelente qualidade, já que estamos falando em três terroirs famosos para o cultivo dessa uva.

Voltando, então, ao caso. Dizer que um vinho tinto se trata de um corte bordalês significa dizer que ele tem, em sua composição, uma determinada combinação de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

Existe até mesmo um termo que foi criado para definir esse tipo de vinho: Meritage, que é a combinação das palavras “mérito” e “herança”, em inglês. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

E continue aprendendo, junto conosco, mais sobre o mundo do vinho! Obrigado pela companhia!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em